Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei (...)
O voto é secreto. E disso todo mundo sabe. E onde tem gente ingênua, tem golpista. Isso também todo mundo sabe.
Às vésperas da diplomação do presidente eleito internautas compartilharam em redes sociais um site chamado “Veja Seu Voto”, que prometia revelar o voto de cada cidadão a partir do CPF da pessoa.Não é preciso dizer que a parcela dos votantes que não ficaram satisfeitos com o resultado das eleições - e não foram poucos - começaram a alardear que tal site poderia comprovar as fraudes.
Como eles chegaram a tal conclusão? O Joãozinho que votou no candidato B entrou no site informou seu CPF e o site apontou que ele havia votado em um candidato que não era o seu. Pronto. Estava feita a lambança!
Um site duvidoso nascer na internet não é novidade. Digo mais, um site sem qualquer certificado de segurança, com erros na página e sem qualquer credibilidade nascer na internet, não é novidade. O que não cansa de me surpreender é a credulidade das pessoas em acreditar em tudo que leem por ai e o pior, darem seus dados gratuitamente clicando em qualquer caixinha que aparece na tela do computador/celular.
Em lugar do cidadão desconfiar de um site que afirma fazer algo que nem o próprio TSE faz - que é identificar o voto que é SECRETO - ele entra no site duvidoso, informa seus dados pessoais e conclui - claro - que houve fraude no processo eleitoral. Sei bem que o ser humano acredita naquilo que quer, mas tudo tem limite! Ou pelo menos deveria ter...
Independentemente de sua orientação política, por favor caro usuário, desconfie sempre de sites desse tipo. Sites que prometem informar quem visitou seu perfil no instagram, que prometem mudar a sua cor da página do Facebook, dar a placa do carro da amante do marido ou trazer a pessoa amada em sete dias.
Não distribuam seus dados na internet pois isso apenas os deixa mais vulneráveis a golpistas.
Sobre o site, além de não ser indexado pelo Google, ficou fora do ar no domingo - provavelmente devido ao número de acessos - traz diversos erros em sua página além de não ter registro de segurança. Para se ter ideia da credibilidade do site, ao consultar o CPF do Presidente Jair Bolsonaro, a página "Veja seu voto" indicou que ele teria votado em uma cidade de Portugal. A mesma situação acontece quando se pesquisa o Ministro Alexandre de Moraes e a deputada Carla Zambelli (PL).
Ao que tudo indica, o que o site faz é fazer diversas operações matemáticas com o número de CPF informado e de acordo com o resultado lança a resposta.
Não se sabe se o site foi criado com intuito de fazer piada ou não. Se os dados estão sendo coletados ou não. Mas fato é que tem doido para tudo e a internet ainda é terra de ninguém onde cada um tem que zelar pela própria segurança.
Então vamos combinar? Fuja de sites duvidosos e antes de digitar qualquer número de documento, nome, data de nascimento, se assegure da confiabilidade do site. Pense antes de clicar.